Quem deseja se submeter a um procedimento cirúrgico, seja ela reconstrutiva ou estética, precisa estar ciente de que nem sempre o resultado final é o desejado, além de existirem riscos.
Mesmo tomando o cuidado de realizar o procedimento com um cirurgião plástico experiente, por vezes, o organismo reage diferente do esperado. Pois, cada paciente tem suas particularidades e isso deve ser levado em consideração.
Mas, quais seriam os riscos de uma cirurgia plástica?
- Abertura dos pontos: Muito comum ocorrer quando a paciente não realiza o pós operatório seguindo todas as recomendações do médico;
- Acúmulo de líquido: Quando se verifica inchaço, pele avermelhada, dor e sensação de flutuação no local da cicatriz, pode-se estar desenvolvendo uma complicação chamada seroma.
- Trombose: Quando ocorre a formação de trombos ou coágulos é normal sentir inchaço e intensa dor nas pernas, especialmente na panturrilha, além de pele brilhante e arroxeada e, no caso de não ser tratada rapidamente os coágulos podem deslocar-se para os pulmões provocando embolia pulmonar, uma situação grave, que pode ser fatal.
- Infecção: Mais comum em torno do local cicatrizado ou uma infecção interna, causando dores e febre, e em caso de mamoplastia, pode ocorrer a rejeição da prótese;
- Cicatrizes deformadas: Geralmente, ocorrem em cicatrizes que são maiores e pode se tornar grossas e queloides.
- Necrose: que é a morte dos tecidos por falta de sangue e oxigênio e a perfuração de órgãos, no entanto estas complicações são mais raras e estão relacionadas a inexperiência do cirurgião plástico.
Quem tem maiores chances de desenvolver complicações?
Todos os indivíduos podem desenvolver complicações durante ou após uma cirurgia plástica, porém os pacientes que têm maiores chances de ter problemas incluem:
- Idade superior a 60 anos;
- Doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou apneia do sono;
- Sistema imune fraco, como HIV+, câncer ou hepatite;
- Pessoas que tomam anticoagulantes ou apresentam problemas como varizes, trombose, anemia ou dificuldade em coagular ou cicatrizar;
- IMC superior a 29 e elevada quantidade de gordura abdominal.
Além disso, fumantes ou consumidores de drogas também têm maiores chances de ter complicações e, quando se teve complicações em outras cirurgias o risco é ainda maior.
Mas como evitar?
Nem tudo podemos prever com antecedência, mas para minimizar esses perigos o indivíduo deve-se sempre optar por escolher um cirurgião plástico que seja capacitado e de confiança e escolher um hospital ou clínica que tenha um bom reconhecimento. Também é de extrema importância você seguir à risca as recomendações do médico especialista e, assim, evitar frustrações no resultado da sua cirurgia plástica.
Apesar dos riscos de uma cirurgia plástica, ela eleva a autoestima dos pacientes e trás excelentes benefícios. Converse com seu médico de confiança e fique por dentro de todas as etapas que envolvem uma cirurgia.
Gostou de saber os riscos de uma cirurgia plástica? Se precisar de ajuda para mais informações conte com a Minha Cirurgia.