Saber o quanto custa o valor de uma cirurgia plástica é uma das principais dúvidas de quem tem interesse em fazer o procedimento estético. No entanto, existem diferentes variáveis que podem contribuir para a formação do preço e, por isso, dificilmente se conseguirá uma resposta concreta sem fazer uma avaliação presencial com um cirurgião especialista.
Além disso, existe uma questão de transparência e ética profissional, determinada em lei pelo Conselho Federal de Medicina – CFM e estabelecida no regimento interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, na qual o médico só poderá informar o valor do orçamento após realizar o diagnóstico do paciente. Afinal, há uma indicação terapêutica específica para cada tipo de caso.
Todavia, antes da consulta, é possível conhecer os itens que geralmente influenciam no custo de uma cirurgia plástica. Confira 5 desses:
1. Consultas e exames
Essas são as primeiras despesas a serem consideradas antes da cirurgia plástica, que podem ou não serem cobertas por alguns planos de saúde.
É extremamente importante e necessário fazer as consultas e exames pré-operatórios, visto que cada paciente é único, tem características e biotipo pessoal. Durante esses encontros, o médico entenderá as necessidades particulares e se o organismo está preparado para a intervenção, a fim de evitar todo e qualquer tipo de risco.
2. Honorários do médico e equipe
No dia do procedimento, o cirurgião plástico atua junto a vários profissionais capacitados. A equipe pode ser formada por um anestesista, um médico auxiliar, o instrumentador cirúrgico, os enfermeiros. A presença de todos é um dos fatores que ajuda a garantir o bom andamento e a eficiência da cirurgia.
3. Internação no hospital
É preciso considerar também o custo com a internação no hospital onde será realizado o ato cirúrgico. O local deve ter boas instalações, referências, infraestrutura, recursos, profissionais e estar preparado para atender em caso de intercorrências.
4. Materiais e acessórios cirúrgicos
Há também o gasto com os materiais e acessórios que são necessários utilizar durante e/ou após o procedimento, como as próteses de silicone, colas, sutiãs cirúrgicos, cintas, malhas de compressão, sessões de massagem, drenagem linfática, conforme a orientação médica. Viu agora os motivos de alguns valores e de porque quanto custa uma cirurgia plástica?
5. Medicamentos
Por último, mas não menos importante, é preciso reservar uma quantia para os medicamentos que vão atuar no alívio das dores, na recuperação, cicatrização e na eficácia do resultado esperado.
Entender esses elementos é fundamental para se ter uma noção do que precisará investir antes, durante e após uma cirurgia plástica. Pode-se também ter gastos extras, por exemplo com transporte para as idas nas consultas, hospital e retornos pós-operatórios, com cuidadores durante o período de repouso, com dietas e alimentos específicos.
É preciso se organizar financeiramente para não abrir mão das recomendações e cuidados primordiais para o sucesso da operação. Se não tiver todo o dinheiro em caixa, empresas como a Minha Cirurgia – Soluções Financeiras oferecem empréstimos com condições facilitadas para financiar uma cirurgia plástica. O importante é realizar o sonho com tranquilidade e segurança.